top of page

FEBRACE - FórumCCNTs 2025: Nanocare: desenvolvimento de enxaguatório bucal contendo nanopartículas de prata com vistas ao tratamento de mucosite oral em pessoas com câncer

  • Foto do escritor: FórumCCNTs
    FórumCCNTs
  • 1 de out.
  • 2 min de leitura

Resumo de projeto apresentado na FEBRACE 2025 e selecionado por seu potencial na categoria Prêmio Destaque FórumCCNTs 2025


Nanocare: desenvolvimento de enxaguatório bucal contendo nanopartículas de prata com vistas ao tratamento de mucosite oral em pessoas com câncer



A mucosite oral é uma inflamação que causa dor e úlceras, afetando pessoas com câncer que se submetem à radioterapia e/ou quimioterapia. A condição é marcada pela inflamação da mucosa oral, que pode evoluir para uma infecção local sistêmica devido ao sistema imunológico enfraquecido da pessoa com condição de saúde. Os tratamentos disponíveis para essa patologia inflamatória, frequentemente negligenciada, geralmente são caros.


Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a viabilidade do uso de nanopartículas de prata (AgNPs) no desenvolvimento de um enxaguante bucal (EB) para aliviar os sintomas da mucosite oral. As AgNPs foram sintetizadas de forma instantânea por um método verde, e quatro formulações de EB foram produzidas com diferentes concentrações de AgNP (22, 44, 65 e 87 ppm). A estabilidade foi avaliada ao longo de 60 dias por meio de análises do espectro UV-Vis, pH e tensão superficial.


Os resultados demonstraram que o EB permaneceu estável em relação aos parâmetros físico-químicos e que as AgNPs mantiveram sua estabilidade, como confirmado pela presença da banda de plasmon na maioria das formulações. No teste anti-inflamatório, o EB inibiu 56% da desnaturação proteica, indicando seu potencial efeito anti-inflamatório. Os testes de toxicidade com Allium cepa confirmaram a segurança do EB, uma vez que não foram observados danos celulares significativos no índice mitótico.


Quanto à atividade antimicrobiana, o EB inibiu o crescimento de cinco microrganismos testados e mostrou ação bactericida contra P. aeruginosa, uma bactéria comumente resistente a antibióticos. Além disso, o EB foi testado em uma amostra real de microbiota oral, demonstrando uma redução significativa na absorbância bacteriana em comparação com o controle.


Esses resultados promissores destacam o potencial do EB à base de AgNPs como uma solução eficaz e acessível para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer que sofrem de mucosite oral.


Autores:

João Victor Ribeiro Bizarri (aluno)

Maurillo de Nez Souza (aluno)

Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (orientadora)

Otávio Akira Sakai (coorientador)


Instituição: IFPR - Campus Umuarama

Comentários


bottom of page