Papel das Vacinas para Garantir Saúde em 60+ e CCNTs - 7/11, às 14h
- FórumCCNTs

- 1 de jan.
- 5 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Objetivos
Entender o calendário vacinal para pessoas com mais de 60 anos e a importância das vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e contra a Herpes Zoster.
Reconhecer a maior vulnerabilidade a doenças preveníveis por vacinas e, portanto, necessidade da cobertura vacinal adequada para pessoas com mais de 60 anos e aqueles com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs / DCNTs)
Anunciar o lançamento do Call-to-Action 2025 pelo Aumento da Cobertura Vacinal em Pessoas 60+ e/ou com CCNTs, unindo esforços entre os diferentes setores para garantir o engajamento de líderes, autoridades e toda a população.
Agenda:
14h00-14h15 – Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs)
Rafael Pegoraro (GSK)
Sheila Vasconcellos (#dedoc°)
14h20-14h25 – Apresentação do Call-to-Action 2025 pelo Aumento da Cobertura Vacinal em Pessoas 60+ e/ou com CCNTs (Tércia Silva, UFMG)
14h30-14h35 – Qual a relevância das vacinas contra o VSR e a Herpes Zoster para pessoas 60+ e com CCNTs? (Nancy Bellei, UNIFESP)
14h40-14h45 – Quais outras vacinas devem ser priorizadas e em que frequência por pessoas 60+? (Renato Kfouri, SBIm)
14h50-14h55 – Como a experiência do SESI tem sido fundamental para aumentar a cobertura vacinal da população economicamente ativa, incluindo aquelas com CCNTs? (Emmanuel Lacerda, SESI)
15h00-15h05 – Quais as últimas atualizações do PNI que beneficiam pessoas 60+ e com CCNTs? O que podemos esperar de novas atualizações? (Ana Karolina Marinho, FMUSP | Ministério da Saúde | ASBAI)
15h10-15h15 – Qual o risco da baixa cobertura vacinal em pessoas 60+ e com CCNTs? (Mônica Levi, SBIm)
15h20-16h00 – Debate com todos os painelistas – Quais estratégias podemos empregar juntos para ampliar o acesso e a busca pelas vacinas por pessoas 60+, aumentando a cobertura vacinal? (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs).
Painelistas e Moderador

Ana Karolina Marinho, MD, MSc, PhD
(FMUSP | Ministério da Saúde | ASBAI)
Graduada em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, com residência em Clínica Médica, Alergia e Imunologia Clínica. Título de Especialista em Alergia e Imunopatologia. Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Médica do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro da ASBAI, SBIM, AAAAI e EAACI. Atualmente é professora colaboradora da Disciplina de Imunologia e Alergia da FMUSP, consultora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde e Vice Coordenadora do Departamento Científico de Imunizações da ASBAI.

Emmanuel Lacerda, MSc
(SESI)
Engenheiro mecânico, com Master em Seguridade Social pela Universidad de Alcalá (Espanha) e Mestrado em Competitividade. Executivo com 25 anos de experiência em saúde, inovação e articulação institucional. Atua com políticas públicas voltadas à Saúde Suplementar, Avaliação de Tecnologias em Saúde, financiamento e propriedade intelectual. Implementou plataformas de serviços em saúde e segurança para trabalhadores da indústria e representa o setor empresarial em conselhos estratégicos. Atualmente é Superintendente de Saúde da Indústria do Serviço Social da Indústria (SESI), liderando iniciativas para ampliar o acesso, a qualidade e a sustentabilidade dos serviços de saúde no setor produtivo.

Nancy Bellei, MD, MSc, PhD
(UNIFESP)
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestrado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutorado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: viroses respiratórias, influenza, gripe, doenças respiratórias agudas e metapneumovirus. Consultora ad-hoc Ministério da Saúde-SVS para pandemia de Coronavírus, Influenza. Consultora científica OPAS/Covid-19, Influenza. WHO-Influenza. Atualmente é Consultora Voluntária do Ministério da Saúde, Voluntária da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo e Médica da Universidade Federal de São Paulo.

Mônica Levi, MD
(SBIm)
Graduada em Medicina, com residência no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e especialização em Pneumopediatria. Membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Programa Nacional de Imunizações (CTAI-PNI), do comitê de Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Coautora e coeditora de publicações técnicas sobre imunizações. Atua como palestrante e colaboradora em consensos com sociedades médicas. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e responsável pelo setor de Medicina do Viajante da clínica CEDIP.

Rafael Pegoraro, MSc
(GSK)
Formado em Ciências Biomédicas pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Vacinologia pela Universidade de Lyon, na França. Possui experiência na área de imunizações, com ênfase em estratégias de vacinação e ciência aplicada a políticas públicas de saúde. Atualmente atua como Gerente Médico de Vacinas na GSK, colaborando com iniciativas técnicas e científicas voltadas à ampliação da cobertura vacinal e ao fortalecimento do calendário nacional de imunizações.

Renato Kfouri, MD
(SBP | SBIm)
Graduado em medicina, especialista em pediatria e neonatologia no Hospital do Servidor Público Estadual e em infectologia pediátrica na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Vasta experiência como membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Atualmente é o Primeiro Secretário da SBIm.

Sheila Vasconcellos
(#dedocº voice)
Graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Comunicação na Universidade Candido Mendes. Foi Conselheira no Conselho Distrital de Saúde da AP 2.1 e no Comitê de Ética em Pesquisa do IEDE e Vice-presidente da Associação dos Diabéticos da Lagoa (ADILA). É membro do BCV - Blue Circle Voices da IDF - Federação Internacional de Diabetes, Honoree do Bakken Invitation da Medtronic Foundation, jornalista e uma das idealizadoras da revista EmDiabetes e jornalista da Revista Momento Diabetes. Atualmente é ativista em Diabetes na comunidade internacional Dedoc.

Tércia Silva, PhD
(UFMG)
Graduada em Enfermagem e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado e doutorado em Ciência Animal pela mesma instituição. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFMG, no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública. Atua nas áreas de imunizações, saúde coletiva, enfermagem pediátrica e assistência integral à saúde da criança. Atualmente é membro da Câmara Técnica Assessora em Imunizações do Estado de Minas Gerais (CTAI-MG), do Grupo de Trabalho em Saúde da Criança do COREN-MG e do grupo de pesquisa Global Burden of Disease Collaborative Network.

Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo





Comentários