top of page

Rede ColaboraAPS abre chamada pública até 8/7 para destacar experiências inovadoras no SUS

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • 17 de jun.
  • 2 min de leitura

A Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde (ColaboraAPS) lança chamada pública para seleção de experiências inovadoras relacionadas à organização, ao funcionamento e à gestão da APS em nível municipal, regional ou estadual, conduzidas pelas instâncias de gestão do SUS. Essa é uma oportunidade para compartilhar a sua iniciativa e participar de um processo de aprendizado colaborativo. Participe até 08/07/2025.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Sobre a Rede ColaboraAPS


Promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) por meio de sua vice-direção da Escola de Governo em Saúde (VDEGS), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), a Rede ColaboraAPS aposta na força dos saberes e práticas construídos nos territórios para enfrentar os desafios do cuidado, qualificar a gestão e reconhecer as inovações que já estão transformando a APS no Brasil.


Chamada Pública


A chamada pública integra o processo de implementação da Rede e está com inscrições abertas de 09 de junho a 08 de julho de 2025, por meio de formulário eletrônico. Serão selecionadas até 30 experiências inovadoras, que seguirão para um ciclo de colaboração com duração prevista de 6 a 12 meses.


Quais experiências podem participar?


Serão valorizadas experiências que:


  • Estejam relacionadas à organização, ao funcionamento ou à gestão da APS, em nível municipal, regional ou estadual, conduzidas pelas instâncias de gestão do SUS;

  • Estejam implementadas há pelo menos seis meses no momento da inscrição;

  • Apresentem caráter inovador, por meio de práticas, estratégias ou formas de organização do trabalho que melhorem o funcionamento da APS e suas entregas à sociedade;

  • Sejam sistêmicas, integradas à Rede de Atenção à Saúde e com potencial de replicação em outros contextos;

  • Abordem eixos temáticos estruturantes e desafios contemporâneos da APS, como acesso, coordenação do cuidado, gestão, equidade e diversidade, entre outros.


A Rede ColaboraAPS considera que, em parte, as soluções para os desafios da APS já existem nos territórios e precisam ser reconhecidas, analisadas e disseminadas. Ao estimular o diálogo entre realidades diversas, a iniciativa pretende estimular a aprendizagem colaborativa e contribuir para o aprimoramento e sustentabilidade das experiências.


Sua experiência pode fortalecer a APS, inspirar outras iniciativas e fazer parte da construção de um SUS cada vez mais potente.


Acesse a chamada completa aqui.


Acesse o formulário de submissão aqui.

Comentários


bottom of page