Edital apoia pesquisas sobre envelhecimento no Brasil; Inscrições vão até 12/2
- FórumCCNTs

- há 12 horas
- 1 min de leitura
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Edital Acadêmico de Pesquisa Envelhecer com Futuro, iniciativa do Itaú Viver Mais, em parceria com o Portal do Envelhecimento. A chamada apoia pesquisas acadêmicas que contribuam para compreender o envelhecimento no Brasil e fortalecer o debate público e a formulação de políticas com impactos concretos na vida das pessoas. As inscrições vão até 12/02/2026.

O edital é voltado a estudos que abordem o envelhecimento a partir de diferentes perspectivas, como segurança financeira, trabalho, desigualdades, sustentabilidade e outros temas estruturantes para uma sociedade que envelhece de forma diversa e desigual.
As pesquisas apoiadas devem contribuir para qualificar práticas, serviços e políticas públicas. Um dos estudos contemplados em edições anteriores, por exemplo, resultou na criação de um guia para aprimorar o atendimento de profissionais do Sistema Único de Assistência Social, considerando a diversidade da velhice e suas necessidades de cuidado.
Outro projeto apoiado identificou barreiras tecnológicas que dificultam o acesso de pessoas com mais de 60 anos a direitos e à justiça, o que incentivou a Defensoria Pública do Estado do Pará a criar núcleos de atendimento presencial para enfrentar esses desafios.
Desde 2020, o edital já apoiou 39 projetos em todo o país, fortalecendo um campo de estudos ainda em consolidação e ampliando o diálogo entre academia, sociedade civil e gestores públicos.
As inscrições estão abertas até 12 de fevereiro. Todas as informações sobre critérios, regulamento e processo de inscrição estão disponíveis no site oficial do edital: https://www.itauvivermais.com.br/pilares/editais/
Fonte: Itaú




Comentários