Relatório Reunião de 24/10/25 - GT Obesidade
- FórumCCNTs

- 8 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Facilitadora
Aline Marcadenti de Oliveira
HCor
Co-facilitadora
Doralice Ramos
Painel Brasileiro da Obesidade
- PROBLEMA PRIORITÁRIO: Aumento contínuo da prevalência da obesidade no país, associado à falta de conhecimento dos profissionais de saúde e da sociedade sobre suas implicações.
- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2025: Mais participação de pessoas com obesidade nas políticas públicas, atualização das linhas de cuidado para a obesidade e políticas mais efetivas para o manejo da obesidade. Ampliação da conscientização e debate sobre prevenção e cuidados da obesidade no país, e das políticas associadas.
- AÇÕES:
Proposição de audiência pública, com o engajamento significativo de pessoas com obesidade, a fim de debater e planejar ações intersetoriais e multistakeholders para melhorar o cenário da prevenção, cuidados e estigma da obesidade no país, pleiteando mais investimento nas políticas públicas de saúde voltadas ao cuidado integral da obesidade.
Não mudou. Continua sendo uma ação prioritária. Infelizmente, não foi possível dar continuidade a nenhuma dessas atividades. O GT apoiou o envio do ofício sobre Atualização dos PCDTs (no qual estava incluída a obesidade), mas as demais atividades não foram concluídas.
Atividades previstas pelos membros do GT
Formalizar via ofício para a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, a solicitação da criação de uma subcomissão específica sobre o tema obesidade (maio 2025);
Reencaminhar ofício para o Ministério da Saúde referente à revisão das linhas de cuidado para pessoas com obesidade (abril 2025).
Preparar material curto e conciso para audiências no legislativo, incluindo nessa audiência pública não somente agentes de saúde, mas também de economia, de previdência, pensando no impacto econômico e social da obesidade.
Articular com o MEC e outros atores para ampliar ensino e pesquisa
multiprofissional na obesidade.
Participantes da Reunião Online durante o 17º Encontro do FórumCCNTs:
Aline Marcadenti de Oliveira – HCor
Especialistas que fizeram recomendações ao GT:
Maria Edna (ABESO e SBEM)
Glauciene Leister (MDS)
Recomendações dos especialistas: As recomendações dos especialistas foram no sentido de que o GT reduza o número de atividades previstas para o próximo ano e que o GT Obesidade contribua para a divulgação e mobilização em torno do Decreto nº 12.680, de 20 de outubro de 2025, que institui a Estratégia Intersetorial de Prevenção da Obesidade. O grupo deve atuar tanto no advocacy quanto na articulação com os diversos setores envolvidos, de modo a promover avanços e apoiar a implementação das metas pactuadas no documento.


Comentários