top of page

OMS lança guia para jornalistas sobre CCNTs, as principais causas de mortes no mundo

  • Foto do escritor: FórumCCNTs
    FórumCCNTs
  • 9 de out.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 13 de out.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança uma reportagem que investiga e destaca sobre as maiores causas de morte no mundo: um guia para jornalistas sobre condições crônicas não transmissíveis (CCNTs), com muitos dados, ganchos investigativos e ângulos surpreendentes sobre as principais causas de morte no mundo: câncer, condições cardíacas, diabetes e condições respiratórias crônicas.


Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Com contribuições de jornalistas de todas as regiões, o guia captura as histórias, os desafios e as oportunidades de reportar sobre CCNTs e suas causas. Porém não são apenas estatísticas, mas também histórias de membros da imprensa mundial que lutaram para colocar as CCNTs na pauta jornalística e como convenceram editores a publicar suas matérias e o que aconteceu quando suas matérias chegaram às ondas do rádio, às páginas ou às telas.


Estes são relatos em primeira mão de persistência, impacto e por que esta editoria importa mais do que nunca. O material aborda também temas de destaque como o fato de que a maioria das CCNTs são preveníveis, a influência das grandes companhias em nossa saúde todos os dias e a saúde da população infantil e com mais de 60 anos.


O guia também se baseia nos programas de treinamento de jornalistas da OMS sobre prevenção de CCNTs, que, no início de 2025, já haviam sido implementados em 11 países na África, Ásia, Europa, Oriente Médio e Américas. As lições desses treinamentos, incluindo os desafios comuns na elaboração e publicação de reportagens sobre CCNTs, foram integradas em todo o guia.


Acesse a reportagem na íntegra aqui.


Fonte: OMS

Comentários


bottom of page