top of page

Saúde Digital Melhorando Cuidados do Diabetes e de Outras CCNTs - 11/12, às 15h

  • Foto do escritor: FórumCCNTs
    FórumCCNTs
  • 1 de jan.
  • 5 min de leitura

Atualizado: há 19 horas


Objetivos:

  • Estimular o grande potencial da saúde digital – através de escala desde o telediagnóstico e a teleconsulta, até o telemonitoramento, a teleconsultoria e os autocuidados facilitados por Apps e IA – de forma a democratizar os cuidados de qualidade do diabetes e demais CCNTs em um país continental como o Brasil.


  • Identificar gargalos que demandam resposta mais urgente e firmar compromissos de esforços colaborativos entre os setores público, privado e terceiro setor para uma resposta mais efetiva e a curto prazo, com uso de ferramentas de saúde digital, a fim de nos aproximarmos à meta 3.4 do ODS 3, melhorando qualidade de vida e redundo mortes prematuras de pessoas com diabetes e outras CCNTs.


Agenda:

15h00-15h15 – Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs)

  • Cíntia Marin (Instituto Afya)

  • Marcos Muniz (Usurário do GLIC)


15h20-15h25Quais dos elementos prioritários presentes na Carta de Recomendações sobre Saúde Digital encaminhada há 1 ano ao Ministério da Saúde já avançaram e quais estão estagnados? (Bruno Borghi, ABSS)

15h30-15h35  – Como Telessaúde, Telediagnóstico e Teleconsultoria têm permitido melhorar desfecho de CCNTs no Brasil? Como expandir essas iniciativas para todo o território nacional? (Clara Oliveira, UFMG)

15h40-15h45 – Como as Secretarias Municipais da Saúde têm melhorado desfecho de diabetes e outras CCNTs através de ferramentas de saúde digital? (Ana Paula Teles, SMS - Uberlândia/MG)

15h50-15h55 – O que ainda falta para que a saúde digital impulsione melhores desfechos de diabetes e outras CCNTs a nível nacional? (Luis Kiatake, SBIS)

16h00-16h05 – Quais planos nacionais em Saúde Digital beneficiarão diretamente os cuidados de pessoas com CCNTs/DCNTs? (Felipe Ferré, CONASS)

16h10-16h15 – Quais planos nacionais em Saúde Digital beneficiarão diretamente os cuidados de pessoas com CCNTs/DCNTs? (Igor Gomes, Ministério da Saúde)

16h15-17h00Debate com todos(as) os(as) painelistas – Como podemos unir esforços para que as soluções em saúde digital sejam mais efetivas e estejam mais amplamente disponíveis, levando a melhores desfechos de diabetes e outras CCNTs no país? (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs)

Painelistas e Moderador

ree

Ana Paula Teles, MD

(SMS - Uberlândia/MG)


Médica formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atuou na atenção primária à saúde no município do Rio de Janeiro por mais de quatro anos, com experiência em cuidado integral, gestão de equipes e preceptoria. Atualmente é Gerente Médica da Missão Sal da Terra, em Uberlândia (MG), atuando em gestão assistencial, supervisão clínica e qualificação do cuidado em saúde.


ree

Bruno Borghi

(ABSS)


Graduado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e graduado em Automação em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Atua com tecnologia e inovação da saúde há mais de 6 anos. Atuou por empresas como Beyondsoft e SoftwareOne, tendo construído três hubs de inovação na vertical de saúde para diferentes corporações. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS) e Especialista em Projetos de Inovação do InovaHC (Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).


ree

Cíntia Moraes Marin, MBA

(AFYA)


Jornalista formada pela ECO-UFRJ, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Marketing Digital pela ESPM. Possui 25 anos de experiência na produção de conteúdo e no desenvolvimento de estratégias de comunicação, reputação e engajamento com públicos prioritários. Atuou em redações de rádio, TV e revistas, e depois em agências de comunicação e PR, com forte atuação em gerenciamento de crise e relacionamento institucional. Foi gerente de Relações Externas da Estácio entre 2010 e 2016. Atualmente é Diretora de Sustentabilidade e Relações Públicas da Afya, liderando iniciativas de impacto, posicionamento estratégico e diálogo com stakeholders.


ree

Clara Oliveira, MSc, PhD

(UFMG)


Médica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde – Infectologia e Medicina Tropical pela Faculdade de Medicina da UFMG, com pesquisa focada em resposta imune e biomarcadores na sepse. Atua como Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica da UFMG e preceptora da Residência em Clínica Médica do HC-UFMG. Atualmente é Coordenadora Clínica do Centro de Telessaúde, contribuindo para inovação, qualificação assistencial e ampliação do acesso à saúde.


ree

Felipe Ferré, MSc, PhD

(CONASS)


Programador formado pelo CEFET-SP, farmacêutico pela UNIFAL-MG e doutor em Bioinformática pela UFMG, com pós-doutorado em Assistência Farmacêutica e especialização em Informática em Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês. Atuou na construção de salas de situação em saúde no NESCON/UFMG, prestou consultoria à OPAS e contribuiu para o desenvolvimento da Sala Aberta de Inteligência em Saúde (SABEIS) no Ministério da Saúde. Possui experiência em P&D de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde e desenvolvimento de software para o setor farmacêutico. Atualmente é assessor técnico do CONASS no projeto CIEGES, atuando em pautas de saúde digital, inteligência estratégica e inovação no SUS.


ree

Igor Gomes, MSc

(Ministério da Saúde)


Profissional com formação em Engenharia de Software pela Anhanguera Educacional, pós-graduação em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Desenvolve pesquisas em Saúde Pública, Atenção Primária, Registros Eletrônicos de Saúde (RES), Informática em Saúde e Interoperabilidade, com atuação destacada na transformação digital e na qualificação dos sistemas de informação em saúde. Atualmente trabalha na Coordenação Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária (CGIAD), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.


ree

Luis Kiatake, MSc

(SBIS)


Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, e Engenheiro Elétrico pela mesma instituição. É colaborador da ISO e membro da ABNT nos Comitês de Segurança da Informação e de Informática em Saúde, da qual foi relator do Grupo de Segurança. É membro do HL7Brasil, IHE e HIMSS, representante no Comitê de Padronização do TISS (COPISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Atuou como Professor na Pós-graduação em Segurança da Informação e em Informática. Foi Sócio e Diretor da E-VAL Tecnologia e Saúde, e Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente é Diretor de Relações Institucionais da SBIS.


ree

Marcos Muniz

(Usurário do GLIC)


Executive com 36 anos de experiência em empresas como Shell e Grupo Libra, onde ocupou cargos de liderança no Brasil, América Latina e em operações globais. Pessoa com diabetes tipo 1 há 41 anos, utiliza bomba de insulina e o aplicativo Glic há mais de uma década para monitoramento e ajustes precisos nas atividades diárias. Participante regular de travessias e competições em mar aberto, realiza provas de 2,5 km com controle glicêmico otimizado, acompanhado pela endocrinologista Dra. Karla Melo e pela nutricionista Dra. Tainá Carvalho. Atualmente é responsável pela área de Ética & Compliance da Cushman & Wakefield na América do Sul.


ree

Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)


Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.

Parceiros Institucionais

ree

Parceiro Corporativo

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page