Saúde Digital Melhorando Cuidados do Diabetes e de Outras CCNTs - 11/12, às 15h
- FórumCCNTs

- 1 de jan.
- 5 min de leitura
Atualizado: há 19 horas
Objetivos:
Estimular o grande potencial da saúde digital – através de escala desde o telediagnóstico e a teleconsulta, até o telemonitoramento, a teleconsultoria e os autocuidados facilitados por Apps e IA – de forma a democratizar os cuidados de qualidade do diabetes e demais CCNTs em um país continental como o Brasil.
Identificar gargalos que demandam resposta mais urgente e firmar compromissos de esforços colaborativos entre os setores público, privado e terceiro setor para uma resposta mais efetiva e a curto prazo, com uso de ferramentas de saúde digital, a fim de nos aproximarmos à meta 3.4 do ODS 3, melhorando qualidade de vida e redundo mortes prematuras de pessoas com diabetes e outras CCNTs.
Agenda:
15h00-15h15 – Abertura e Contextualização (Mark Barone, FórumCCNTs)
Cíntia Marin (Instituto Afya)
Marcos Muniz (Usurário do GLIC)
15h20-15h25 – Quais dos elementos prioritários presentes na Carta de Recomendações sobre Saúde Digital encaminhada há 1 ano ao Ministério da Saúde já avançaram e quais estão estagnados? (Bruno Borghi, ABSS)
15h30-15h35 – Como Telessaúde, Telediagnóstico e Teleconsultoria têm permitido melhorar desfecho de CCNTs no Brasil? Como expandir essas iniciativas para todo o território nacional? (Clara Oliveira, UFMG)
15h40-15h45 – Como as Secretarias Municipais da Saúde têm melhorado desfecho de diabetes e outras CCNTs através de ferramentas de saúde digital? (Ana Paula Teles, SMS - Uberlândia/MG)
15h50-15h55 – O que ainda falta para que a saúde digital impulsione melhores desfechos de diabetes e outras CCNTs a nível nacional? (Luis Kiatake, SBIS)
16h00-16h05 – Quais planos nacionais em Saúde Digital beneficiarão diretamente os cuidados de pessoas com CCNTs/DCNTs? (Felipe Ferré, CONASS)
16h10-16h15 – Quais planos nacionais em Saúde Digital beneficiarão diretamente os cuidados de pessoas com CCNTs/DCNTs? (Igor Gomes, Ministério da Saúde)
16h15-17h00 – Debate com todos(as) os(as) painelistas – Como podemos unir esforços para que as soluções em saúde digital sejam mais efetivas e estejam mais amplamente disponíveis, levando a melhores desfechos de diabetes e outras CCNTs no país? (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs)
Painelistas e Moderador

Ana Paula Teles, MD
(SMS - Uberlândia/MG)
Médica formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com residência em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atuou na atenção primária à saúde no município do Rio de Janeiro por mais de quatro anos, com experiência em cuidado integral, gestão de equipes e preceptoria. Atualmente é Gerente Médica da Missão Sal da Terra, em Uberlândia (MG), atuando em gestão assistencial, supervisão clínica e qualificação do cuidado em saúde.

Bruno Borghi
(ABSS)
Graduado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e graduado em Automação em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Atua com tecnologia e inovação da saúde há mais de 6 anos. Atuou por empresas como Beyondsoft e SoftwareOne, tendo construído três hubs de inovação na vertical de saúde para diferentes corporações. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS) e Especialista em Projetos de Inovação do InovaHC (Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).

Cíntia Moraes Marin, MBA
(AFYA)
Jornalista formada pela ECO-UFRJ, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Marketing Digital pela ESPM. Possui 25 anos de experiência na produção de conteúdo e no desenvolvimento de estratégias de comunicação, reputação e engajamento com públicos prioritários. Atuou em redações de rádio, TV e revistas, e depois em agências de comunicação e PR, com forte atuação em gerenciamento de crise e relacionamento institucional. Foi gerente de Relações Externas da Estácio entre 2010 e 2016. Atualmente é Diretora de Sustentabilidade e Relações Públicas da Afya, liderando iniciativas de impacto, posicionamento estratégico e diálogo com stakeholders.

Clara Oliveira, MSc, PhD
(UFMG)
Médica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde – Infectologia e Medicina Tropical pela Faculdade de Medicina da UFMG, com pesquisa focada em resposta imune e biomarcadores na sepse. Atua como Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica da UFMG e preceptora da Residência em Clínica Médica do HC-UFMG. Atualmente é Coordenadora Clínica do Centro de Telessaúde, contribuindo para inovação, qualificação assistencial e ampliação do acesso à saúde.

Felipe Ferré, MSc, PhD
(CONASS)
Programador formado pelo CEFET-SP, farmacêutico pela UNIFAL-MG e doutor em Bioinformática pela UFMG, com pós-doutorado em Assistência Farmacêutica e especialização em Informática em Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês. Atuou na construção de salas de situação em saúde no NESCON/UFMG, prestou consultoria à OPAS e contribuiu para o desenvolvimento da Sala Aberta de Inteligência em Saúde (SABEIS) no Ministério da Saúde. Possui experiência em P&D de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde e desenvolvimento de software para o setor farmacêutico. Atualmente é assessor técnico do CONASS no projeto CIEGES, atuando em pautas de saúde digital, inteligência estratégica e inovação no SUS.

Igor Gomes, MSc
(Ministério da Saúde)
Profissional com formação em Engenharia de Software pela Anhanguera Educacional, pós-graduação em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Desenvolve pesquisas em Saúde Pública, Atenção Primária, Registros Eletrônicos de Saúde (RES), Informática em Saúde e Interoperabilidade, com atuação destacada na transformação digital e na qualificação dos sistemas de informação em saúde. Atualmente trabalha na Coordenação Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária (CGIAD), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.

Luis Kiatake, MSc
(SBIS)
Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, e Engenheiro Elétrico pela mesma instituição. É colaborador da ISO e membro da ABNT nos Comitês de Segurança da Informação e de Informática em Saúde, da qual foi relator do Grupo de Segurança. É membro do HL7Brasil, IHE e HIMSS, representante no Comitê de Padronização do TISS (COPISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Atuou como Professor na Pós-graduação em Segurança da Informação e em Informática. Foi Sócio e Diretor da E-VAL Tecnologia e Saúde, e Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente é Diretor de Relações Institucionais da SBIS.

Marcos Muniz
(Usurário do GLIC)
Executive com 36 anos de experiência em empresas como Shell e Grupo Libra, onde ocupou cargos de liderança no Brasil, América Latina e em operações globais. Pessoa com diabetes tipo 1 há 41 anos, utiliza bomba de insulina e o aplicativo Glic há mais de uma década para monitoramento e ajustes precisos nas atividades diárias. Participante regular de travessias e competições em mar aberto, realiza provas de 2,5 km com controle glicêmico otimizado, acompanhado pela endocrinologista Dra. Karla Melo e pela nutricionista Dra. Tainá Carvalho. Atualmente é responsável pela área de Ética & Compliance da Cushman & Wakefield na América do Sul.

Mark Barone, PhD
(FórumCCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor e VP da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Atualmente é Coordenador-geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e Membro do Advisory, Scientific, ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI, NCD-Lab-GCM/WHO e LFAC.
Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo





Comentários