top of page

LIVE - CCNTs/DCNTs: Previsão e Orientação para 2026 - 30/01, às 15h

  • Foto do escritor: FórumCCNTs
    FórumCCNTs
  • 1 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 41 minutos



Objetivos:


  • Identificar as prioridades relacionadas às CCNTs para 2026, orientando a rede do FórumCCNTs para ações mais assertivas e com mais potencial de impactar positivamente a saúde da população, em prazo mais curto, com destaque para:


    • CCNTs em população 60+

    • Agora Tem Especialistas: está implementado e melhorando desfechos de CCNTs?

    • Como exercer influência, a fim de garantir a priorização de CCNTs nos planos de candidatas(os) a presidente, governador(a) e parlamentares?


Agenda:


15h00-15h05 – Abertura e Contextualização (moderação: Mark Barone, FórumCCNTs)


15h05-15h10 – Introdução (Beatriz Nadas, IMAP-Curitiba)


15h15-15h20 – Introdução (EM BREVE)


15h25-15h30 – Introdução (Edgar Moraes, UFMG)


15h30-16h00 – Debate interativo


16h05-16h20 – Recomendações finais de cada debatedor para o plano 2026 das instituições que trabalham com CCNTs


Debatedor e Moderador


Beatriz Nadas, MSc

(IMAP-Curitiba)


Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Gestão em Tecnologia e Inovação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Especialista em Odontopediatria, Saúde Coletiva, Gestão de Assuntos Públicos e Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde. Servidora pública municipal em Curitiba desde 1986, atuou como Supervisora de Distrito Sanitário, Diretora, Superintendente Executiva e Secretária Municipal da Saúde, participando de todas as etapas de implantação do SUS no município. Possui ampla experiência em saúde pública, políticas públicas, saúde bucal, vigilância sanitária, promoção da saúde e saúde digital. Atualmente é Presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP).


Edgar Moraes, MD, PhD

(UFMG)


Médico com mestrado e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como docente da UFMG desde 1991, com trajetória consolidada na formação médica e na assistência em geriatria e gerontologia. É especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e foi membro do Comitê Assessor em Saúde do Idoso do Ministério da Saúde entre 2012 e 2017. Possui ampla experiência em políticas públicas, atenção à saúde da pessoa idosa e organização de serviços de geriatria. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG, coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia, do Serviço de Geriatria e do Programa de Residência Médica em Geriatria do Hospital das Clínicas da UFMG, além de consultor do CONASS na área de Saúde da Pessoa com mais de 60 anos.


Mark Barone, PhD

(FórumCCNTs)


Doutor em Fisiologia Humana pela USP, com especialização em Educação em Diabetes e Comunicação, e fellowship no Public Health Institute. Desenvolve pesquisas e projetos de empoderamento e advocacy em saúde, liderança de (im)pacientes e saúde global. Experiente na articulação de parcerias para implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Vice-Presidente da ADJ Diabetes Brasil e da Federação Internacional de Diabetes, e membro dos Steering Committees do NCD-Lab e do Symposium on Meaningful Engagement of PLWNCDs, GCM/OMS. É fundador e Coordenador-Geral do FórumCCNTs, Membro Honorário da ADJ Diabetes Brasil e integra comitês estratégicos nas instituições: IAPO, BMJ Patients Panel, FIND e LFAC.


Parceiros Institucionais


 
 
 

Comentários


bottom of page