Relatório Reunião de 24/10/25 - GT Oncologia
- FórumCCNTs

- 8 de dez.
- 2 min de leitura
Facilitador
Gabriela Alves (FEMAMA)
Co-facilitadora
Flávia Martins (Roche)
- PROBLEMA PRIORITÁRIO: Iniquidade/desigualdade no acesso ao tratamento do câncer no Brasil para populações negras, pardas e em vulnerabilidade social.
- MUDANÇAS ESPERADAS ATÉ O FINAL DE 2025: Ampliação do debate sobre as desigualdades sociais e raciais na saúde: Espera-se que as campanhas de conscientização e os eventos educativos promovam uma maior visibilidade para as disparidades sociais e raciais no tratamento do câncer, criando um movimento de maior pressão social para mudanças nas práticas de saúde.
- AÇÕES:
1. Desenvolver e implementar estratégias para reduzir as disparidades raciais no tratamento do câncer no Brasil, com foco na melhoria do acesso à saúde, diagnóstico precoce e tratamentos adequados para a população negra, parda e em vulnerabilidade social.
Não mudou. É preciso reavaliar o objetivo e promover o engajamento do GT. O objetivo inicialmente proposto foi questionado e as ações não avançaram.
2. O grupo buscará promover políticas públicas inclusivas, aumentar a representatividade de profissionais negros na saúde e identificar soluções para superar barreiras socioeconômicas, visando garantir igualdade no enfrentamento da doença e a redução das taxas de mortalidade entre essas populações.
Não mudou. Continua sendo uma ação prioritária. O objetivo inicialmente proposto foi questionado e as ações não avançaram.
3. Intensificar a discussão entre os órgãos do Ministério da Saúde, Ministério da Igualdade Racial, sociedade e outras vertentes para discussão sobre o tema: desigualdades sociais no câncer.
Não mudou. Continua sendo uma ação prioritária. O objetivo inicialmente proposto foi questionado e as ações não avançaram.
Atividades previstas pelos membros do GT
Validar as atividades com os membros do GT e verificar se os membros possuem outras atividades a serem incluídas no planejamento (abril de 2025);
Escrever uma carta com os objetivos (entre abril e maio 2025);
Se aproximar do Ministério da Igualdade Racial para que eles possam apresentar as ações que eles estão realizando junto ao Ministério da Saúde e como podemos ajudar a alavancar essas ações (junho de 2025).
- Atualizações: As atividades inicialmente propostas não foram executadas, mas há intenção de retomada em 2026. A FEMAMA sugere parceria com o IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer) para incluir junto à carta a ser escrita e direcionada ao Ministério da Igualdade Racial em 2026, dados da pesquisa sobre iniquidade racial, que foi apresentada durante o Congresso TJCC, em setembro de 2025.
Participantes Preenchimento Formulário Pré-17º Encontro do FórumCCNTs:
Gabriela Alves (FEMAMA)
Thais Mendes Souza (ABRALE)
Participantes da Reunião Online durante o 17º Encontro do FórumCCNTs:
Gabriela Alves (FEMAMA)
Especialistas que Fizeram Recomendações ao GT
Fernando Freitas (A.C.Camargo)



Comentários