top of page

FórumDCNTs marca presença no lançamento da Frente Parlamentar Mista do Diabetes

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • 13 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de abr. de 2023

Evento aconteceu no Salão Negro da Câmara dos Deputados, em Brasília: reinstalação da FPM do Diabetes é liderada pela Deputada Federal Flavia Morais


Nessa quarta-feira (12) foi lançada a Frente Parlamentar Mista para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes, de autoria da Deputada Federal Flávia Morais, com apoio de líderes, autoridades, senadores e deputados, incluindo os deputados federais Erika Kokay, Dr. Pedro Westphalen, Dr. Zacharias Calil. O evento ocorrido no Salão Negro da Câmara dos Deputados, em Brasília, com mais de 100 pessoas, destacou a relevância de se reinstalar a FPM do Diabetes para fortalecer as ações de prevenção e garantir atendimento de qualidade às pessoas com diabetes no país.

ree
Membros do FórumDCNTs

O FórumDCNTs e seus membros marcaram presença nessa importante ocasião. Entre os objetivos da Frente Parlamentar estão modernizar a legislação, implementar políticas nacionais de prevenção e garantir tratamento adequado a quem tem a condição.


Entre os diversos especialistas e vozes que fazem a diferença no assunto, Jaqueline Correia, presidente do Instituto Diabetes Brasil (IDB), enfatizou o risco da falta dos análogos de insulina de ação rápida a partir de maio deste ano, problema que afetará diretamente centenas de milhares de pessoas com diabetes (leia aqui ofício enviado à Ministra da Saúde sobre esse assunto). Outro ponto destacado pelos oradores foi a burocracia no recebimento de medicamentos e demais insumos, que por vezes deixa a pessoa com diabetes sem acesso aos medicamentos que necessita para viver.

ree
Deputada Federal Flávia Morais

A Coordenadora de Advocacy da ADJ Diabetes Brasil, Lúcia Xavier, citou durante o lançamento da Frente Parlamentar do Diabetes, dados do T1D Index para o Brasil, revelando que atualmente existem mais de 588 mil pessoas com diabetes tipo 1, mas que seriam mais de 823 mil se a qualidade dos cuidados e tratamento não tivesse levado a 235 mil mortes prematuras.



O Dr. Mark Barone, Coordenador Geral do FórumDCNTs, também marcou presença no evento e cumprimentou a reinstalação da FPM do Diabetes, além de divulgar o Grupo Temático (GT) de Diabetes, com ação contínua no FórumDCNTs.

ree
Dr. Mark Barone, Coordenador geral do FórumDCNTs

Entre as ações nas quais este GT se engajou nos últimos anos estiveram a revisão do PCDT do Diabetes tipo 2 (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas), assim como a manifestação para Manutenção das Insulinas Análogas de Ação Prolongada no SUS e o pedido de incorporação do inibidor de SGLT2 (iSGLT2) no SUS para pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2).


Em seguida, o Dr. Mark Barone ressaltou a necessidade de implementação do pacote HEARTS da OMS/IDF no Brasil, especialmente seu módulo D (diabetes), com o objetivo de equipar a Atenção Primária à Saúde (APS) para melhorar os cuidados do diabetes no país.

ree
Da esquerda para a direita: Dr. Mark Barone, Dra. Hermelinda Pedrosa, Dr. Zacharias Calil, Dr. Pedro Westphalen e Dr. Neuton Dornelas Gomes (Vice-Presidente da SBEM)

A redução da expectativa de vida para as pessoas com diabetes tipo 1 também foi levantada e gera preocupação pelos números apresentados. As pessoas com DM1 vivem em média 25 anos a menos do que pessoas sem essa condição, e os custos para cobrir as complicações podem chegar a um valor 29 vezes maior do que quando as complicações não estão presentes. Esse quadro leva ao desperdício de recursos que poderiam ser investidos na APS em prevenção e cuidados de qualidade.


ree
Dra. Karla Melo, SBD

A Dra. Karla Melo, facilitadora do GT de Diabetes do FórumDCNTs e responsável pelo Departamento de Saúde Pública na Sociedade Brasileira de Diabetes, destacou a relevância da Educação em Diabetes para profissionais de saúde e para todos aqueles que vivem com a condição.


O diabetes ganha a visibilidade merecida e necessária a partir da Frente Parlamentar Mista para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes. Os dados deixam clara a dimensão do desafio no Brasil: mais de 15 milhões de pessoas com diabetes e 18 milhões na faixa do pré-diabetes, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o que equivale a um grupo maior que a soma das populações dos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro. O FórumDCNTs reitera os cumprimentos à Deputada Federal Flávia Morais por seu compromisso em entender as necessidades e não medir esforços para o avanço em prioridades pela maior a qualidade de vida de pessoas com diabetes no Brasil.

Comentários


bottom of page