FórumCCNTs participa do I Fórum Latino-Americano de Cuidados Adequados a Asma e DPOC para a Atenção Primária à Saúde
- FórumCCNTs

- 6 de nov.
- 2 min de leitura
No dia 31 de outubro, o FórumCCNTs participou do I Fórum Latino-americano de cuidados adequados a Asma e DPOC para a atenção primária à saúde. O evento, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Respiratória da APS (GEPRAPS), ainda contou com a I Mostra de experiências exitosas no Cuidado Adequado às Condições Respiratórias Crônicas.

Em sua primeira edição, o evento liderado pela Dra. Sônia Martins (CAPA e GEPRAPS), contou com a participação ativa de muitos outros membros do GT Condições Respiratórias Crônicas do FórumCCNTs. A Sra. Patrícia de Luca, Co-fundadora do FórumCCNTs, contribuiu com os debates e moderou a Mostra de Experiências Exitosas no Cuidado Adequado às Pessoas com Condições Respiratórias Crônicas.

Foram apresentados projetos como a Estratégia Cidade Amiga da Pessoa com Asma, nos municípios de Guarulhos/SP e Joinville/SC; o Projeto Ítaca do Ambulatório Multidisciplinar de Asma Grave de Itapetininga/SP; a Experiência da Abordagem e Acolhimento da Pessoa Tabagista na Atenção Primária à Saúde na UBS Baeta/SBC; e, por fim o Programa Respira Goiás/GO.
Cada equipe compartilhou suas ações intra e intersetoriais e multidisciplinares, com ênfase no cuidado integral da pessoa com Asma e DPOC, enfatizando sua importância para atingirmos o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.4, sobre saúde e bem-estar.

As condições respiratórias crônicas já são a terceira principal causa de mortes prematuras no mundo — um alerta que precisa estar no radar de gestores, profissionais de saúde e da população. Apesar de o tratamento medicamentoso e as linhas de cuidado já integrarem o SUS, ainda é essencial fortalecer políticas públicas que garantam educação continuada e apoio aos profissionais da Atenção Primária. Com matriciamento efetivo e condutas adequadas, é possível ampliar a resolutividade e garantir uma jornada de cuidado mais acolhedora para quem convive com essas condições.



Comentários