OMS abre chamada até 15/7 para especialistas desenvolverem uma diretriz no tratamento de DCV
- FórumDCNTs

- 20 de jun.
- 3 min de leitura
A Organização Mundial da Saúde (OMS) abre chamada que busca especialistas para desenvolver uma diretriz sobre o manejo da dislipidemia para a prevenção primária e secundária de condições/doenças cardiovasculares. Participe até 15/07/2025.

Dislipidemia é um distúrbio metabólico caracterizado por níveis anormais de lipídios no sangue, incluindo níveis elevados de colesterol total (CT), colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou triglicerídeos (TG) e/ou níveis reduzidos de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL). A dislipidemia é um importante fator de risco para condições/doenças cardiovasculares (DCV), incluindo ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, que são as principais causas de morte em todo o mundo. O manejo dos níveis de lipídios no sangue é, portanto, fundamental para reduzir a carga global de DCV e alcançar o ODS 3.4 mais amplo relacionado à mortalidade prematura por condições crônicas não transmissíveis (CCNTs).
A OMS apoia os Estados-Membros no fortalecimento dos esforços de prevenção e manejo de DCV, inclusive por meio da implementação do pacote técnico HEARTS e outras iniciativas para integrar os serviços de CCNTs à atenção primária à saúde. Com base nesse trabalho, a OMS está planejando uma orientação global abrangente e muito necessária sobre o manejo da dislipidemia, que refletirá as evidências mais recentes e fornecerá recomendações práticas para apoiar os países na implementação de um manejo lipídico eficaz em todos os níveis do sistema de saúde.
A diretriz será desenvolvida seguindo o processo de desenvolvimento de diretrizes da OMS, que inclui a convocação de um grupo multidisciplinar de especialistas de todas as regiões do mundo para atuar no grupo de desenvolvimento de diretrizes. O grupo de desenvolvimento de diretrizes produzirá uma diretriz contendo recomendações baseadas em evidências e informações contextuais para auxiliar os formuladores de políticas na tomada de decisões relevantes.
Informações para candidatos
Os candidatos aprovados devem atender à maioria ou a todas as seguintes qualificações:
Diploma de pós-graduação e experiência comprovada em uma ou mais áreas temáticas listadas abaixo
Publicações científicas recentes e relevantes em periódicos revisados por pares
Liderança ou participação convidada em órgãos científicos, comitês e outros órgãos consultivos de especialistas nacionais ou internacionais pertinentes ao escopo deste trabalho
Capacidade de contribuir para a preparação de documentos científicos e de trabalhar num ambiente internacional com cientistas de diversas disciplinas
É essencial um bom conhecimento da língua inglesa, tanto escrita como oral.
Atividades de especialistas
Os especialistas contribuirão para as seguintes atividades como parte do processo de desenvolvimento de diretrizes:
Fornecer informações sobre o escopo das diretrizes
Ajudar a desenvolver as questões-chave que orientarão as revisões de evidências
Priorizar resultados importantes para tomada de decisão e desenvolver recomendações
Examinar e interpretar as evidências, com consideração explícita do equilíbrio geral de riscos e benefícios
Formular recomendações levando em consideração benefícios, danos, valores e preferências, viabilidade, equidade, aceitabilidade, requisitos de recursos e outros fatores, conforme apropriado
Identificar lacunas na pesquisa
Revise o documento final de diretrizes
Como se inscrever?
Os interessados devem enviar Currículo, Formulário de Declaração de Interesses (DOI) e o Compromisso de Confidencialidade Assinado por meio do formulário de inscrição.
Os especialistas selecionados serão convidados a contribuir apenas em caráter individual e não representarão seu governo, instituição ou outras organizações. Os nomes e breves biografias dos especialistas selecionados serão publicados no site da OMS.
A conclusão deste trabalho deverá levar no máximo dois anos, desde o início até às recomendações. Duas reuniões virtuais estão planejadas, com reuniões virtuais adicionais realizadas conforme necessário. Todas as reuniões serão realizadas apenas em inglês e todos os documentos serão preparados e fornecidos em inglês. Não serão fornecidos honorários ou outras formas de remuneração.
Os documentos devem ser enviados até 15 de julho de 2025 para serem considerados. Os documentos podem ser enviados por meio do formulário de inscrição online.
Fonte: OMS




Comentários